segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Como Construir um Clepsidra

Relógio d'água
(Com tempo de relaxação)

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Apresentação
Com uma montagem bastante fácil, princípio de Arquimedes,  frasco de Mariotte com vazão constante e sifão juntam-se nessa aplicação ... e resulta um 'relógio' d'água intermitente.
Material
Frasco plástico (pode ser uma garrafa PET, 2 litros, cilíndrica e transparente, com seu fundo retirado); cortiça (para fazer o flutuador --- pode ser também uma grossa rodela de isopor); polia com mostrador (nosso 'relógio); contra-peso e mangueira flexível (que pode ser inserida dentro da tampa da garrafa e colada).
Montagem

A torneira é ajustada de modo a abastecer o reservatório, sob vazão constante (pode-se usar um frasco de Mariotte, já nosso conhecido, para essa finalidade). A bóia de cortiça (flutuador), ao subir, gira a polia na qual está fixado o ponteiro e esse se desloca sobre um disco graduado fixo no suporte (que será o 'mostrador' do relógio). O contra-peso é o suficiente apenas para manter o fio de linha (cordoné) esticado.
Quando a água do reservatório atingir o nível ab, do topo do sifão, acorrerá o escorvamento (toda água do reservatório escoa via sifão). O ciclo reinicia, como ponteiro novamente em “zero”. Acima ilustramos essa montagem.
É um bom trabalho para Feiras de Ciências.

Garrafa de vidro não é recomendada, primeiro porque teríamos de cortar o fundo, segundo devido ao perigo de queda e espalhamento de cacos. As garrafas PETs cilíndricas e transparentes são as mais recomendadas (aquelas 'enfeitadas' -- fantasia --, tipo Coca, não serve nem prá isso!). O tubo com o qual se faz o sifão pode ser de 'sorinho' (tripa de mico, garote, etc.).